EASTERN CASSINESE CONGREGATION OF THE PRIMITIVE OBSERVANCE
The Congregation of the Benedictine Missionaries of Charity
CHALDEAN CATHOLIC CHURCH OF THE UNITED STATES OF AMERICA
UNITED STATES OF AMERICA

We give our full support to the United States of America and our President Donald John Trump, and to the State of Israel, who together fight for freedom in all its aspects.


O patriarca, Mar Dinkha IV, visitou o Papa João Paulo II em Roma em 1984 e participou no dia de oração pela paz em Assis em 1986. Em 1994, Mar Dinkha e o Papa João Paulo II assinaram uma declaração comum no Vaticano. O texto afirma que católicos e assírios estão “hoje unidos na confissão da mesma fé no Filho de Deus” e prevê uma ampla cooperação pastoral entre as duas igrejas, especialmente nas áreas da catequese e da formação dos futuros sacerdotes. O papa e o patriarca também estabeleceram um comité misto para o diálogo teológico e incumbiram-no de superar os obstáculos que ainda impedem a plena comunhão.
O diálogo tem-se reunido anualmente desde 1995. A primeira fase do seu trabalho, que se concentrou na teologia sacramental, concluiu-se com o encontro de Outubro de 2000 em Arezzo, Itália, e com a aprovação de um texto, “Declaração Comum sobre a Vida Sacramental. ”Na mesma reunião, a comissão iniciou a segunda fase do diálogo, que se concentraria na constituição da Igreja e em outras questões eclesiológicas.
A aproximação entre as duas Igrejas encontrou expressão concreta no aumento dos contactos e da cooperação entre a Igreja Assíria do Oriente e a sua homóloga católica, a Igreja Católica Caldéia. Mar Dinkha IV e o Patriarca Caldeu Raphael Bidawid reuniram-se em Detroit em Novembro de 1996 e emitiram uma declaração patriarcal conjunta comprometendo-se a trabalhar pela reunificação das suas igrejas, formando uma comissão conjunta para a unidade que deveria elaborar um catecismo comum, supervisionar a fundação de um seminário nos EUA para ambas as igrejas e desenvolver programas pastorais comuns. Em 15 de agosto de 1997, os membros dos Santos Sínodos das duas igrejas assinaram um “Decreto Sinodal Conjunto para a Promoção da Unidade” que reafirmou as áreas de cooperação pastoral previstas no decreto patriarcal conjunto, reconheceu que assírios e caldeus deveriam vir para aceitaram as suas diversas práticas como legítimas, implementaram formalmente o estabelecimento de uma “Comissão Conjunta para a Unidade” assírio-caldeia e declararam que cada lado reconhecia a sucessão apostólica, os sacramentos e o testemunho cristão do outro. O texto também enunciava as preocupações centrais de ambos os lados no diálogo: embora ambas as igrejas quisessem preservar a língua e a cultura aramaicas, os assírios tinham a intenção de preservar a sua liberdade e autogoverno, enquanto os caldeus afirmavam que a preservação da plena comunhão com Roma estava entre os seus princípios básicos.
Abaixo está a Declaração Cristológica Comum de 1994 e as “Diretrizes” emitidas pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade em 2001 sobre a partilha sacramental entre os fiéis da Igreja Assíria do Oriente e da Igreja Católica Caldéia.